Papel do líder na formação do caráter cristão
- Oton Filip

- 22 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de out.

Sabemos que quando uma criança nasce, ela não vem ao mundo com o caráter pronto. É necessário que ela seja ensinada e instruída, por meio da palavra e do exemplo, para que, com o tempo, venha a alcançar maturidade, formando assim o seu conjunto de hábitos, crenças e valores.
Da mesma forma, a alma de um novo convertido também precisa ser discipulada com cuidado e paciência, para que o seu caráter seja gradualmente moldado à semelhança do caráter de Cristo.
É nesse processo que entra o papel fundamental do líder cristão. Entre as muitas funções da liderança, considero que "trabalhar no caráter dos liderados" é uma das mais importantes.
Mas para cumprir essa missão, é indispensável que o próprio líder tenha um caráter transformado pelo Espírito Santo, tornando-se exemplo vivo para seus liderados. Um líder que deseja formar o caráter cristão nas pessoas precisa ser, antes de tudo, um modelo de caráter.
Para que esse trabalho tenha êxito, o líder precisa: Depender do Espírito Santo; Ensinar a Palavra de Deus com fidelidade; Instruir com sabedoria e paciência; Repreender com amor e discernimento espiritual.
Mesmo que a tarefa seja difícil e muitas vezes exigente, o líder jamais deve desistir de colaborar com o Espírito Santo nesse processo tão precioso.
Como disse o apóstolo Paulo:
"Meus filhinhos, por quem de novo sinto dores de parto, até que Cristo seja formado em vós."
(Gálatas 4:19)
Esta deve ser também a oração e o clamor de todo líder fiel: que Cristo seja formado no coração dos seus liderados.
O caráter do líder reflete no caráter dos liderados.
Por isso, que todo líder deve buscar diariamente ao Senhor, permitindo que o Espírito Santo continue moldando o seu próprio caráter, para que, assim, possa guiar outros no mesmo caminho de transformação.
Autor: Oton Filip


