O perigo do mau-caratismo
- Oton Filip

- 12 de jul.
- 1 min de leitura
Atualizado: 12 de out.

As atitudes, ações e comportamentos típicos de uma pessoa que possui uma essência moral má e perversa são o que chamamos de mau-caratismo. Entretanto, para compreender melhor o assunto é importante também entender claramente: o que é ser um mau-caráter?
Mau-caráter é aquela pessoa cujo conjunto de hábitos, atitudes e valores refletem uma essência moral corrompida, má e distorcida, ou seja, é o ser humano perverso, mentiroso, manipulador, egoísta, sem qualquer senso ético ou valores morais sólidos. É uma pessoa que não se preocupa com as consequências de suas ações e que age sempre em benefício próprio, mesmo que isso prejudique os outros.
Precisamos estar atentos e vigilantes diante de pessoas com este tipo de conduta. O mau-caratismo destrói relacionamentos, desfaz amizades, arruína reputações, sabota projetos e interrompe sonhos. Muitas pessoas hoje carregam feridas emocionais profundas por terem confiado em alguém de mau-caráter que as traiu, enganou ou explorou.
Na oração do Pai Nosso, Jesus ensinou:
“E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.”
(Mateus 6:13)
E podemos compreender que esse "mal" citado no versiculo acima se manifesta também no mau-caratismo presente no comportamento de muitas pessoas hoje em dia.
Portanto, sejamos sábios para discernir o caráter das pessoas, firmando nossas relações na verdade, na integridade e no temor de Deus. E que o Senhor, na sua graça, nos livre do mau-caratismo e nos capacite a andar com um caráter aprovado diante d’Ele.
Autor: Oton Filip


