top of page

Os três grandes testes de caráter

  • Foto do escritor: Oton Filip
    Oton Filip
  • 12 de jul.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 12 de out.

Os três grandes testes de caráter

Na minha convivência diária, observei que existem três fatores que expõem com clareza o caráter das pessoas à nossa volta. A forma como alguém se relaciona com esses três fatores podem revelar a integridade de caráter ou a perversidade de caráter, indicando se seu caráter é forte ou fraco.


Vejamos, então, os três grandes testes de caráter:


Primeiro: O Dinheiro


O dinheiro não cria nem destrói caráter, ele revela.

Ele não torna ninguém melhor ou pior, mas amplifica o que já está dentro de nós. Existem ricos e pobres com bom caráter, assim como há ricos e pobres de mau-caráter.


A forma como lidamos com o dinheiro pode revelar traços importantes do nosso interior: Soberba ou humildade, avareza ou generosidade, ganância ou liberalidade, Ou seja, o dinheiro serve como espelho para os nossos princípios morais e éticos. Ele mostra quem somos de verdade quando temos condições de fazer mais.


Segundo: O Poder


Concordo plenamente com a célebre frase atribuida a Abraham Lincoln: “Se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.” O poder é, sem dúvida, um teste severo de integridade. Ele pode ser usado para servir e abençoar, ou para dominar e corromper.


Pessoas com caráter bem formado usam o poder com responsabilidade e equilíbrio.

Já aqueles com caráter fraco ou mau, usam o poder para controlar, manipular ou explorar os outros, revelando suas verdadeiras intenções.


Terceiro: O Sexo


Talvez o sexo seja um dos fatores mais reveladores do caráter, especialmente entre os homens. Todos nós temos desejos sexuais, isso é natural. A questão é: Como e por quais meios satisfaremos esses desejos?


A famosa expressão “os fins não justificam os meios” encaixa-se perfeitamente neste contexto. Muitos, na busca de prazer, acabam expondo a podridão de seu caráter através de comportamentos condenáveis como: Adultério, abuso, assédio, estupro e etc...


Por outro lado, quem tem um caráter forte e temente a Deus respeita os limites, valoriza o outro e busca viver sua sexualidade com responsabilidade, pureza e amor.


O dinheiro, o poder e o sexo são três grandes campos de prova do nosso caráter. Eles não são, por si só, pecaminosos ou prejudiciais, tudo depende de como nos relacionamos com eles.


Quem tem um bom caráter, conduz essas áreas com equilíbrio, sabedoria e temor a Deus. Já aqueles que tem um caráter fraco, cede à tentação e revela o que há de pior dentro de si.


Autor: Oton Filip

bottom of page