O que é integridade?
- Oton Filip

- 18 de jun.
- 1 min de leitura
Atualizado: 18 de out.

Hoje em dia muito se fala sobre integridade, e muitos já ouviram pregações sobre homens de Deus que foram íntegros em suas gerações. Um exemplo marcante é Jó, sobre quem o próprio Deus testificou, dizendo:
"Homem íntegro, reto, temente a Deus e que se desvia do mal."
(Jó 1:1)
A palavra "integridade" vem do latim que significa: "Estado do que está inteiro, completo, não corrompido." Aplicando ao nosso contexto cristão, ter um caráter íntegro é possuir um coração totalmente voltado para a justiça, retidão e fidelidade a Deus, sem se render à corrupção moral.
Integridade não é perfeição, mas é coerência entre aquilo que se crê, e o que se vive. É a vontade de Deus que todos os seus servos vivam com caráter íntegro, especialmente os que exercem ministério.
Mas infelizmente, nem todos cristãos estão apto para essa tarefa. Alguns até começaram bem, mas com o tempo, relaxaram no temor e na disciplina espiritual.
E o mais preocupante: muitos não aceitam ser corrigidos, revelando resistência ao arrependimento.
A integridade exige coerência total. Não se pode viver uma coisa nos bastidores e pregar outra nos púlpitos.
Exemplos bíblicos como Sansão, Saul, Acabe, Ananias e Safira mostram as trágicas consequências de uma vida sem integridade.
Portanto, a integridade de caráter é fundamental para qualquer cristão, e imprescindível para quem deseja pregar e viver a Palavra de Deus.
Autor: Oton Filip


