O caráter e os valores humanos
- Oton Filip

- 28 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de out.

Os valores aos quais nos referimos aqui são os valores humanos, que por sua vez são definidos como critérios de preferência de um indivíduo, que refletem o grau de importância de alguma coisa ou ação humana.
Em outras palavras, os valores são critérios pessoais pelos quais determinamos tudo aquilo que realmente é importante para nossas vidas, ao ponto de influenciar nossas decisões, perspectivas e ações.
Neste sentido, todos os seres humanos, em certa medida, possuem valores (embora nem todos os valores sejam nobres), pois todos nós temos critérios pessoais que determinam o que realmente é importante. Aquilo que para você tem um grau de importância inestimável, consequentemente acaba se tornando um valor pessoal que guia suas decisões e ações na vida.
Existem diversos valores nobres que guiam as decisões e ações de uma pessoa de caráter, tais como: o valor da honestidade, do respeito, da cidadania, da responsabilidade e da justiça. Esses são alguns dos valores pelos quais pessoas de caráter forte não abrem mão, pois entendem que fazem parte de sua essência.
Já as pessoas de caráter fraco facilmente abrem mão de seus valores em troca de dinheiro, poder e sexo. Temos visto hoje em dia uma verdadeira inversão de valores na sociedade, como foi muito bem explicado pela escritora Martha Medeiros: "A distorção de valores chegou a tal ponto que pessoas discretas são consideradas arrogantes, os modestos são vistos como dissimulados e os que não se rendem a modismos são taxados de esnobes. Ser autêntico, requisito número um para se ter charme, virou ofensa pessoal. Ou a criatura faz parte do rebanho, ou é um metido a besta."
A verdade é que pessoas de caráter forte não se curvam aos valores invertidos impostos por parte desta sociedade; elas entendem a importância da preservação de valores nobres e éticos para a construção de um caráter forte.
Portanto, os valores de uma pessoa de fato constituem uma parte generosa da estrutura de seu real caráter. Quer seja um caráter forte com valores nobres, ou um caráter fraco submisso à inversão de valores.
Autor: Oton Filip


