Jesus Cristo: O nosso paradigma de caráter
- Oton Filip

- 12 de jul.
- 1 min de leitura
Atualizado: 12 de out.

Jesus Cristo é, sem dúvida, o nosso paradigma supremo de caráter e conduta. Ele não é apenas um grande exemplo, Ele é o exemplo suficiente e perfeito.
Não há outro nome ou figura a quem o cristão deva recorrer como modelo de vida. Isso porque ninguém agradou a Deus em seu exemplo de caráter quanto Jesus.
A palavra “paradigma” tem origem no grego parádeigma, que significa modelo, padrão ou referência. Assim, ao afirmarmos que Cristo é o nosso paradigma de caráter, estamos a declarar que Ele é o padrão ideal que Deus estabeleceu para todos os que desejam viver em conformidade com a sua vontade.
A vontade de Deus para o caráter humano está plenamente revelada na pessoa de Jesus Cristo. Contudo, mesmo diante desta verdade bíblica tão clara, corremos o risco de inverter os valores, ao buscarmos novos "modelos" ou padrões na cultura atual, quando, na verdade, Cristo já é o suficiente.
Afinal, se não fosse Jesus, quem seria o espelho confiável para sabermos o que agrada a Deus em nosso caráter e conduta? Empresários? Políticos? Artistas? Influenciadores? Palestrantes motivacionais?
Com todo o respeito às realizações dessas pessoas, a verdade é que nenhuma delas pode ocupar o lugar de Cristo como referência de caráter.
Fama e sucesso não são sinónimos de santidade, integridade ou até mesmo de bom caráter.
Quando o assunto é caráter, não há outro a quem recorrer senão Jesus Cristo.
Ele é o modelo perfeito, o padrão divino, o reflexo exato do Pai. Qualquer outro “modelo” que substitua Cristo é um desvio da verdade.
Autor: Oton Filip


