Hombridade: Qualidade essencial na liderança
- Oton Filip

- 14 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de out.

Todo líder deveria desenvolver a qualidade de caráter chamada "hombridade". Embora esta palavra não seja muito utilizada nos dias de hoje, e raramente se fale sobre o tema, a hombridade é uma virtude fundamental para quem ocupa posições de liderança, seja na Igreja, na política ou em qualquer outro contexto.
A palavra hombridade significa, de forma simples: “assumir as atitudes e as suas consequências; reconhecer os próprios erros; chamar para si a responsabilidade.”
Uma pessoa que possui hombridade jamais transfere a culpa para os outros. Ter hombridade é ter coragem de dizer: “Fui eu que errei.”
Agora, imaginemos um líder sem hombridade, incapaz de reconhecer os próprios erros, sempre colocando a culpa em todos ao seu redor, menos em si mesmo. Um verdadeiro líder é alguém que zela pelo seu caráter diante de Deus e dos homens. E isso começa com a honestidade de assumir os próprios erros.
É muito difícil trabalhar com alguém que não tem hombridade. Chamar a responsabilidade para si é uma evidência de caráter maduro. Todo líder que não sabe assumir os seus erros está a expor o seu caráter ao descrédito.
A falta de hombridade é notada por todos, até mesmo dentro do lar. Pensemos, por exemplo, no marido que nunca reconhece suas falhas e vive a culpar os outros, especialmente a sua esposa e os filhos.
Querido leitor, se você é líder em qualquer área da sua vida, é essencial que desenvolva a hombridade, ou seja, a honestidade e humildade de assumir os próprios erros e responsabilidades. Isso preserva a sua credibilidade e fortalece o respeito dos seus liderados.
Afinal, um líder sem hombridade mais decepciona do que inspira.
Autor: Oton Filip


