Como desenvolver um caráter forte?
- Oton Filip

- 28 de set.
- 4 min de leitura

Tudo começa por uma decisão. Desenvolver um caráter forte, acima de tudo, é uma decisão pessoal. Decisão essa que vai requerer de você alguns sacrifícios, muito esforço e muita dedicação.
Não existe “oba-oba” no desenvolvimento de um caráter forte; essa tarefa não é para meninos, mas para homens. Entretanto, o sacrifício vai valer a pena, a disciplina será recompensada e o esforço também. Não existe honra maior do que uma vida ilibada, carregada de virtudes, regida por princípios e coroada com um legado de caráter irretocável.
Os homens de valor que decidiram desenvolver um caráter forte estão no caminho certo, mas é preciso compreender que esse desenvolvimento é, na verdade, um processo que leva tempo.
Esse processo não é feito da noite para o dia; não existem atalhos nem fórmulas mágicas. O processo de desenvolvimento de um caráter forte envolve, no mínimo, três etapas. (Embora eu não tenha pretensão de esgotar o assunto), essas três etapas são fundamentais para a construção de hábitos virtuosos e a consolidação de atitudes e valores nobres que evidenciam um homem de caráter forte. Vejamos!
Primeira etapa: Aprendizagem e Reflexão.
A primeira etapa do processo de desenvolvimento de um caráter forte envolve aprendizagem e reflexão. Você precisa aprender e refletir, para que, a partir do que aprendeu, possa tomar as atitudes necessárias para evoluir e crescer.
O aprendizado em questão refere-se à busca do conhecimento que gira em torno do caráter humano, como, por exemplo, conhecer e entender as diversas virtudes, compreender o arcabouço de valores morais, ter noção de princípios éticos e nobres, assim como conhecer defeitos e falhas de caráter.
Você não precisa ser um especialista no assunto, mas precisa possuir uma mínima noção para que, através deste conhecimento, você possa refletir de maneira mais consciente sobre a essência do seu próprio caráter. Afinal, o aperfeiçoamento só vem através da conscientização, e a conscientização através do conhecimento.
A reflexão é uma prática fundamental no processo do desenvolvimento de um caráter forte. É através dela que você obtém a clara consciência do que precisa ser aperfeiçoado, mudado e trabalhado na tríplice estrutura do seu próprio caráter, ou seja, seus hábitos, atitudes e valores. Quanto mais profundas forem as suas reflexões, mais evidentes serão as suas mudanças.
Segunda etapa: Autoconhecimento e Correção.
A segunda etapa no processo do desenvolvimento de um caráter forte é o autoconhecimento e a correção. Quem se conhece, se corrige. E o que é corrigido tende a melhorar. Como diz a citação: “O sábio envergonha-se dos seus defeitos, mas não se envergonha de os corrigir.”
O autoconhecimento é definido como o profundo conhecimento que o indivíduo tem de si mesmo, ou seja, conhecer os seus valores, princípios, limites, qualidades e falhas. Autoconhecimento é fundamental para identificar suas próprias falhas de caráter, ajudando assim a trabalhar nelas de maneira mais diligente para haver uma correção e aperfeiçoamento.
A máxima é verdadeira: o que não é identificado não é corrigido. Você só pode corrigir uma falha se a identifica. Por isso o autoconhecimento é tão importante no desenvolvimento de um caráter forte.
Através do autoconhecimento, você também pode identificar as qualidades e virtudes do seu próprio caráter, neste caso, para você poder aprimorá-las visando o aperfeiçoamento de seu caráter.
Embora não seja uma tarefa fácil, é possível sim, aprimorar as qualidades de caráter, assim como corrigir falhas de caráter, desde que o indivíduo em questão realmente queira, se dedique a isso, fazendo profundas reflexões, ponderando suas atitudes e hábitos e sendo disciplinado.
Terceira etapa: Prática e Disciplina.
A terceira etapa no desenvolvimento de um caráter forte é a prática e a disciplina. Aristóteles dizia: “Não possuímos virtudes antes de as colocar em prática.” De fato, as virtudes só têm poder se forem praticadas.
A prática de virtudes como humildade, integridade, verdade, honestidade, respeito, coragem, fidelidade, honra, gratidão e autocontrole agrega muito para o desenvolvimento de um caráter forte.
Todo conhecimento teórico adquirido pela aprendizagem, reflexão e autoconhecimento deve ser colocado em prática; só assim, de fato, haverá a construção de hábitos virtuosos e a consolidação de atitudes e valores nobres. É verdadeira a citação que diz: “O que precisamos aprender a fazer, aprendemos fazendo.” Ou seja, na prática.
A disciplina também é fundamental para o desenvolvimento de um caráter forte, porque ela mantém firmes todos os outros pontos ensinados até aqui. A disciplina te mantém praticando hábitos virtuosos, assim como te mantém buscando autoconhecimento e corrigindo atitudes que precisam ser corrigidas em seu caráter.
Prática e disciplina são poderosas ferramentas no desenvolvimento de um caráter forte. Você precisa de prática para o aperfeiçoamento e precisa de disciplina para se manter praticando. Como dizia Theodore Roosevelt: “Com autodisciplina, quase tudo é possível.” Ser disciplinado, de fato, é a única maneira de perceber algum resultado significativo no desenvolvimento do seu caráter.
Desenvolver um caráter forte é um processo que dura a vida inteira, que leva tempo, esforço, dedicação e requer um preço de aprendizagem, reflexão, autoconhecimento, correção, prática e disciplina. Os homens que tiverem coragem de pagar esse preço serão conhecidos como homens de caráter forte.
Autor: Oton Filip


