top of page

A riqueza de caráter

  • Foto do escritor: Oton Filip
    Oton Filip
  • 14 de jun.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 18 de out.

O verdadeiro pobre de espírito é aquele que ainda não aprendeu a viver o amor, o perdão, a honestidade e a verdade que vêm de Deus.

Hoje em dia fala-se muito sobre riqueza, quase sempre no sentido financeiro. No entanto, gostaria de compartilhar com você uma reflexão sobre um tipo de riqueza que o dinheiro não pode comprar: um caráter excelente. Isso mesmo, ser honesto, justo, sincero, verdadeiro e fiel também é uma forma de riqueza.


De forma simples, a palavra riqueza é geralmente definida como: “grande quantidade de dinheiro, posses ou bens materiais; ou ainda, algo que existe em abundância.

Se aplicarmos esse conceito ao campo moral, podemos entender que ser moralmente rico significa possuir, em abundância, qualidades como honestidade, verdade, fidelidade, entre outras.


Todas essas virtudes ou qualidades citadas acima, estão diretamente ligadas a um caráter excelente. Por isso, podemos afirmar com convicção: ser moralmente rico é ter um caráter moldado pelos valores de Deus.


Vivemos numa época em que muitos são ricos em bens, mas pobres em caráter, e o contrário também acontece. Acredito que o plano perfeito de Deus para os seus filhos é começar pela formação de uma riqueza interior, alicerçada no caráter. É exatamente essa riqueza moral que o Senhor deseja desenvolver em nós. A Bíblia diz:


“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.”

(Efésios 5:1)


Deus é rico em todos os sentidos, e deseja que partilhemos dessa riqueza de caráter.

O verdadeiro pobre de espírito é aquele que ainda não aprendeu a viver o amor, o perdão, a honestidade e a verdade que vêm de Deus.


Autor: Oton Filip

bottom of page