A modelação do caráter cristão
- Oton Filip

- 14 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de out.

Uma vez entendido que o caráter é o conjunto de hábitos, atitudes e valores que, de forma consistente, determinam a verdadeira essência moral do indivíduo, é igualmente importante compreender que a vontade de Deus é moldar-nos segundo o caráter do Seu Filho, o nosso Senhor Jesus Cristo.
Acredito que esse processo de formação do caráter semelhante ao de Cristo dura toda a vida. Por isso, precisamos aperfeiçoar-nos diariamente, crescendo e amadurecendo no desenvolvimento do caráter cristão.
Com o passar do tempo, temos percebido o afastamento do ser humano daquilo que é santo e verdadeiro. O caráter da humanidade tem-se deteriorado, e, infelizmente para pior. Essa realidade já era prevista nas Escrituras. O apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, alertou Timóteo:
“Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demónios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência.”
(1 Timóteo 4:1-2)
Neste texto, Paulo alerta para a crescente decadência moral que atingiria o caráter humano, especialmente através do aumento da mentira, essa que é uma das maiores inimigas do caráter cristão. Diante disso, compreendemos que a estratégia do diabo é promover a deterioração moral do caráter humano.
A Igreja do Senhor tem sofrido com essa realidade, pois temos testemunhado a supervalorização de talentos em detrimento do exemplo de caráter. No entanto, não quero generalizar, pois creio firmemente que Cristo é o cabeça da Igreja e continua no controle de todas as coisas.
Diante deste cenário, torna-se urgente refletirmos sobre a grande necessidade de desenvolvermos um caráter semelhante ao de Cristo Jesus. Esse é o nosso chamado, viver com integridade, verdade e amor, revelando ao mundo a verdadeira essência moral de Cristo em nossas vidas.
Autor: Oton Filip


