A diferença entre caráter e personalidade?
- Oton Filip

- 16 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de set.

Boa pergunta! Uma pergunta interessante para a gente esclarecer essa dúvida de uma vez por todas. Então, qual seria a diferença entre caráter e personalidade?
Vamos começar com a definição, tá bom?
O caráter é o conjunto de hábitos, atitudes e valores que, de forma consistente, determinam a verdadeira essência moral do indivíduo. O caráter, portanto, está ligado às decisões, ações e reações que o indivíduo vai ter ao longo da sua vida. Essa é a definição de caráter.
Já a personalidade, a gente define da seguinte maneira: Personalidade é o conjunto de traços emocionais, comportamentais e cognitivos que definem como o indivíduo interage com o mundo — ou seja, o seu modo de ser, a sua maneira de estar no mundo.
Então, a personalidade está ligada, por exemplo, ao fato de a pessoa ser extrovertida ou introvertida, ao senso de humor, à questão de ser tímida ou não. Tudo isso são aspectos ligados à personalidade, ou ao modo de ser do indivíduo.
Só por essas definições, já dá para perceber alguns aspectos que diferenciam o caráter da personalidade. Mas, para deixar ainda mais claro, vamos citar pelo menos três pontos principais dessa diferença:
Primeiro ponto: a amplitude.
Podemos dizer que o caráter é um aspecto mais moral do indivíduo, ligado à moralidade, ao que a pessoa faz, por exemplo.
Enquanto isso, a personalidade é um conceito mais amplo, ligado ao modo de ser, à individualidade e singularidade da pessoa no mundo — aquilo que torna cada um único e incomparável com qualquer outro.
Segundo aspecto: a origem.
O caráter está mais ligado ao desenvolvimento do indivíduo ao longo da vida, por meio de ensinamentos, educação, cultura, ambiente e experiências vividas. Tudo isso influencia o desenvolvimento do caráter.
Já a personalidade está mais relacionada à herança genética — algo que você herdou e vai também desenvolver ao longo da vida, mas que tem sua base nas características genéticas.
Terceiro ponto: a essência.
O caráter pode ter uma essência boa ou má. Por isso, dizemos que existem pessoas de bom caráter e pessoas de mau caráter. Isso está ligado à moralidade: o caráter do indivíduo pode ser bom ou ruim.
Já a personalidade não segue essa lógica. Não existe essa história de “má personalidade” ou “boa personalidade”. A personalidade é algo individual. Existem pessoas que falam de personalidade forte ou fraca, mas não existe um juízo moral sobre isso. Cada indivíduo tem uma personalidade diferente, mas nenhuma é moralmente melhor ou pior que a outra.
Essas são algumas das diferenças entre personalidade, que está ligada ao modo de ser e de interagir com o mundo, e caráter, que se relaciona mais à moralidade, ao que a pessoa faz e às decisões que toma ao longo da vida.
Autor: Oton Filip


