top of page

A Bíblia como um livro de caráter

  • Foto do escritor: Oton Filip
    Oton Filip
  • 22 de ago.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 12 de out.

A Bíblia como um livro de caráter

A Bíblia é, acima de tudo, o livro do caráter. Embora a palavra “caráter” apareça apenas uma vez nas Escrituras, em Hebreus 1:3, traduzida como “imagem” no original grego, a Bíblia revela, em toda a sua extensão, atitudes que demonstram o bom caráter nos exemplos de homens e mulheres de Deus.


Exemplos disso são:


  • A obediência de Abraão ao entregar Isaque. (Caráter obediente)

  • A fidelidade de Jó em não abandonar a Deus. (Caráter fiel)

  • A integridade de Daniel em não se contaminar. (Caráter integro)

  • O amor de Jesus ao entregar-se à morte. (Caráter amoroso)


O que é caráter?.


"Caráter é o conjunto de hábitos, atitudes e valores que, de forma consistente, determinam a verdadeira essência moral de um indivíduo." Sabendo disto podemos afirma que só existem dois tipos de caráter: o bom caráter e o mau-caráter:


Bom caráter: Chamamos assim aqueles que têm princípios, valores morais e uma conduta correta. São pessoas honestas, justas e trabalhadoras. Aproximar-se do bom caráter é aproximar-se do caráter de Jesus. E alguém duvida de que Jesus foi o maior exemplo de bom caráter nesta terra?


Mau-caráter: É o oposto do bom. É aquele que não respeita princípios, valores espirituais, morais ou familiares. Mau-caráter é a pessoa cuje o conjunto de hábitos, atitudes e valores refletem uma essência moral distorcida, má e cruel. Temos o costume de dizer que alguém “não tem caráter”, mas essa expressão está incorreta, pois, todo ser humano possui caráter, mas infelismente alguns possuem um caráter mau e perverso.


Carisma, Conhecimento e Ministério.


O ministério ou "chamado" não é apenas carisma, muito menos conhecimento. O ministério é caráter. Grande parte dos escândalos que surgem, seja no meio evangélico ou católico, não se deve a pessoas de bom caráter, mas sim a líderes em posição de honra que apresentam deformidades no caráter. Nenhum ministro é perfeito, mas quando as falhas de caráter não são tratadas, eles se tornam maus exemplos e causam decepção.


Entretanto, podemos retornar ao exemplo do caráter de Cristo e também dos ensinos dos valores fundamentais, trabalhando os hábitos dentro da família e, especialmente, ensinando aos jovens, principalmente aqueles que desejam seguir no ministério com o exemplo de caráter deixado na Bíblia por diversos personagens de caráter excelente e até mesmo o maior de todos, o Senhor Jesus Cristo.


Autor: Oton Filip

bottom of page